Buscar
  • Redator Cliquei Saúde

Os 5 melhores EXERCÍCIOS

Você quer perder peso ou ganhar massa muscular ou melhorar seu condicionamento físico, mas não sabe qual atividade física fazer... Uma pesquisa da Universidade de Harvard (USA), realizada pela professora de Epidemiologia da Faculdade de Medicina, I-Min Lee, classificou segundo suas análises e amostras, os 5 melhores exercícios físicos para os seres humanos, exercícios estes que geram, desde a perda de peso até o ganho de músculos, proteção do coração e fortalecimento dos ossos.


CAMINHADA Caminhar, já foi demonstrado em outras edições a importância desta atividade física, pelo menos 30 minutos diários, num ritmo moderado ou pausado. Caminhada melhora o sistema cardiovascular, fortalece os membros inferiores, diminui os níveis de colesterol. São diversas melhorias que uma boa caminhada faz, qualquer pessoa pode fazer, tanto iniciante quanto atleta.


MUSCULAÇÃO Treinamento de força ou exercícios resistidos ou melhor, musculação, é fundamental em qualquer tipo de treinamento. A musculação previne lesões, aumenta a força muscular, ativa o metabolismo. Na terceira idade, melhora a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos e a densidade óssea.


NATAÇÃO Natação é o “exercício perfeito”, segundo os autores do boletim de Havard Healthbeat, além de trabalhar quase todos os músculos corporais, a natação melhora a saúde do coração, aumenta a circulação sanguínea, combate a depressão. Nadar regularmente de 30 a 45 minutos diários é um exercício aeróbio que traz inúmeros benefícios, dentre eles, a prevenção de osteoporose.


TAI CHI Tai chi, é uma arte marcial chinesa que combina uma série de movimentos delicados e fluidos para criar uma espécie de meditação em movimento. O exercício é praticado lenta e suavemente com um alto grau de concentração e em especial atenção para a respiração em profundidade. Os praticantes definem seu próprio ritmo, com isto é acessível para todas as faixas etárias, independente do condicionamento físico. Esta atividade é recomendada para pessoas acima de 50 anos, melhora o equilíbrio, a coordenação e a flexibilidade.


EXERCÍCIOS DE KEGEL Exercícios de Kegel, importante para homens e mulheres, estes exercícios ajudam a fortalecer a região pélvica. Conforme a pesquisa de Harvard, a forma correta de fazê-los é comprimir os músculos usados para segurar a urina ou os gases durante 2 a 3 segundos, soltar e repetir por 10 vezes, de 4 a 5 vezes ao dia, mas a quantidade excessiva desses exercícios podem levar ao enfraquecimento muscular da região pélvica. Independente destes estudos, o importante é praticar uma atividade física, saia do sedentarismo, comece agora a prática de um esporte, seu corpo agradece.

Marcelo Campos Machado

Professor Mestre

Conselheiro CREF6 MG Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura - UEMG - Campus de Passos Professor de Educação Física do Colégio Objetivo de Passos E-mail: mcorganizacoes@yahoo.com.br

3 visualizações